Vírus de Macro

sábado, 12 de novembro de 2011

Os vírus de macro (ou macro vírus) vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando uma plicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.

Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se "reproduz", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.
Resumindo, um vírus de macro infecta os arquivos do Microsoft Office .doc - word, .xls - excel, .ppt - power point, .mdb - access.
como se defender:
1ºNo menu Ferramentas, aponte para Macro e clique em Segurança.
2ºClique na guia Nível de segurança e clique no nível de segurança que você deseja utilizar.
Alto (padrão)    É possível executar somente macros que tenham sido assinadas digitalmente e que você confirme que sejam de uma fonte confiável. Antes de confiar em uma fonte, você deve confirmar se ela é responsável e se utiliza um verificador de vírus antes de assinar as macros, já que o Outlook abrirá a macro sem qualquer mensagem de aviso se a fonte for confiável. Quando você abrir um documento ou carregar um suplemento que contenha macros desenvolvidas por qualquer dessas fontes, as macros serão automaticamente habilitadas. As macros não assinadas são automaticamente desabilitadas.
Médio     O Outlook exibe um aviso sempre que encontrar uma macro de uma fonte que não esteja na lista de fontes confiáveis. Você pode optar por habilitar ou desabilitar as macros ao abrir o item. Se houver a possibilidade de o item conter vírus, é recomendável desabilitá-las.
Baixo     Se você tiver certeza de que todos os itens e suplementos que abrir são seguros, poderá selecionar esta opção. Ela desativa a proteção contra vírus de macro no Outlook e, com isso, as macros serão sempre habilitadas quando você abrir itens.
Observação O Outlook não pode examinar disquetes, mídias removíveis, discos rígidos ou unidades de rede para localizar e remover vírus de macro. Se você precisar desse tipo de proteção, adquira e instale um software antivírus especializado.

0 comentários:

Postar um comentário